relojes web gratis

sábado, 30 de abril de 2011

Atividades escritas com vogais


      Circule de vermelho a letra inicial. Quadricule de verde a letra final. Pinte a letra A vazada de vermelho. Passe o lápis de esccrever em cada letra A pontilhada.
      Recorte e monte o palhaço AMENDOIM no seu caderno de desenho. Encontre sua letra inicial e sua letra final.
 Esta atividade do Palhaço Amendoim surgiu do livrinho de Eva Furnari usado na Contação de História.   Este livrinho traz somente imagens possibilitando que as crianças criem o texto em aula cooperativa e oralmente:
  

Atividades escritas com numerais, no primeiro ano do ensino fundamental

sábado, 16 de abril de 2011

Tecnologias digitais e Educação

    A necessidade de acompanhar a evolução no processo de ensino-aprendizagem tem levado a escola a usar as mídias e tecnologias digitais, a repensar sua metodologia, construindo uma ação pedagógica que vá ao encontro dos interesses, desejos e curiosidades de seus alunos, conforme a revolução social/tecnológica/universal que estrutura-se cada vez mais no mundo que nos rodeia.
     O trabalho individual dando espaço ao trabalho interativo e colaborativo, à troca de saberes, idéias e vivências, não somente entre os alunos, mas também entre alunos e professores. Aprendendo a aprender. Um aprender que ofereça o desenvolvimento de habilidades de comunicação e de informação; um aprender permanente.
    Exigindo-se assim o debate, o estudo, a pesquisa e políticas públicas que favoreçam a inclusão do professor ao uso das tecnologias, como um cidadão tecnologicamente letrado e conectado, oferecendo-lhe cursos de formação inicial e universitária e o acesso a estes bens. Terão a oportunidade, então de articulá-las competente e efetivamente à sua ação pedagógica, visando às exigências do mundo moderno, mudando os paradigmas convencionais de ensino que tanto distanciam professor/ realidade/ aluno.

    "Para isso, os cursos de formação de professores precisam garantir espaços para práticas e estudos sobre mídias, sobre a produção social de comunicação escolar com elas e sobre como desenvolver competente comunicação cultural com várias mídias." (LIBÂNEO, 2010, p. 16)

    Estes equipamentos interativos e midiáticos colocando à disposição do aluno um manancial de informações, um mundo muito além do seu meio familiar e escolar. Alunos e professores exploradores deste universo.

    Segundo Moran (2010, p. 64) o foco da mudança é desenvolver alunos criativos, inovadores, corajosos. Alunos e professores que busquem soluções novas, diferentes, que arrisquem mais, que saiam do previsível, do padrão.
      
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
 
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos – Novos desafios e como chegar lá. 4ª ed. São Paulo: Editora Papirus, 2009.




quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mais atividades contextualizadas ao Projeto da Páscoa 1º ano E. F.





 *Pinte de vermelho a letra inicial da palavra coelho;
 *Pinte de verde a letra final da palavra coelho;
 *Organize até montar a palavra coelho, recortando e colando as letras no local certo; (Realizar esta atividade após organizar e desorganizar as letras dessa palavra dadas em fichas de papel duro)

  A parte artística, para ornamentação deste desenho, pode ser realizado conforme a técnica que está sendo desenvolvida no momento pela turma: lápis de cor, cera, gouache, papel colorido picado e colado (mosaico), etc.
  Esta atividade deve ser proposta após a exploração concreta desta quantidade, usando as próprias crianças, seu próprio material e/ou os palitos amarelos que convencionei como "unidades" . Exige trabalho concreto para vários dias e diversas possibilidades.





Compartilhar

      Até hoje os blogs que criei foram por mim usados para postar minhas aprendizagens e atividades relacionadas ao Curso de Graduação em Pedagogia, modalidade à distância da UFRGS:
http://peadportfolio156653.blogspot.com/ é um exemplo vivo disto. Foi maravilhoso compartilhar este espaço pedagógico, interativo e cultural com todos os interessados em minhas reflexões pedagógicas.      
      Entretanto, hoje, ao criar este novo blog quero compartilhar, também, meu fazer pedagógico. Acredito que de alguma maneira posso ajudar outros professores em sua ação, assim como tenho enriquecido a minha, acessando outros blogs, de outros educadores. Espero que gostem, aproveitem e troquem comigo várias "figurinhas" didáticas.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Atividades com o primeiro ano - Projeto "Páscoa"

  Iniciei, nesta semana, com minhas turmas de primeiro ano do ensino fundamental,o projeto sobre a Páscoa. Como gosto muito de desenvolver a expressão corporal e emocional de meus alunos através da música, cantamos: Coelhinho da Páscoa, De olhos vermelhos, A história da Cabana. Trabalhamos  a palavra coelho, sua letra inicial, sua letra final, seu número de letras.Fomos ao LI, hoje, para assistirmos ao vídeo da música "A História da Cabana". É a música que apresentaremos para a escola e família em nossa festa de Páscoa que será no dia 20 de abril, com início às 11 horas. 

    Temos a nossa própria coreografia da música, mas é importante que as crianças vejam outras versões da mesma:








Logo, postarei outras atividades realizadas neste projeto.