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sábado, 16 de abril de 2011

Tecnologias digitais e Educação

    A necessidade de acompanhar a evolução no processo de ensino-aprendizagem tem levado a escola a usar as mídias e tecnologias digitais, a repensar sua metodologia, construindo uma ação pedagógica que vá ao encontro dos interesses, desejos e curiosidades de seus alunos, conforme a revolução social/tecnológica/universal que estrutura-se cada vez mais no mundo que nos rodeia.
     O trabalho individual dando espaço ao trabalho interativo e colaborativo, à troca de saberes, idéias e vivências, não somente entre os alunos, mas também entre alunos e professores. Aprendendo a aprender. Um aprender que ofereça o desenvolvimento de habilidades de comunicação e de informação; um aprender permanente.
    Exigindo-se assim o debate, o estudo, a pesquisa e políticas públicas que favoreçam a inclusão do professor ao uso das tecnologias, como um cidadão tecnologicamente letrado e conectado, oferecendo-lhe cursos de formação inicial e universitária e o acesso a estes bens. Terão a oportunidade, então de articulá-las competente e efetivamente à sua ação pedagógica, visando às exigências do mundo moderno, mudando os paradigmas convencionais de ensino que tanto distanciam professor/ realidade/ aluno.

    "Para isso, os cursos de formação de professores precisam garantir espaços para práticas e estudos sobre mídias, sobre a produção social de comunicação escolar com elas e sobre como desenvolver competente comunicação cultural com várias mídias." (LIBÂNEO, 2010, p. 16)

    Estes equipamentos interativos e midiáticos colocando à disposição do aluno um manancial de informações, um mundo muito além do seu meio familiar e escolar. Alunos e professores exploradores deste universo.

    Segundo Moran (2010, p. 64) o foco da mudança é desenvolver alunos criativos, inovadores, corajosos. Alunos e professores que busquem soluções novas, diferentes, que arrisquem mais, que saiam do previsível, do padrão.
      
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
 
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos – Novos desafios e como chegar lá. 4ª ed. São Paulo: Editora Papirus, 2009.




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