– Refletindo sobre o conceito de pesquisa:
“Antes de ser uma competência didática precisa, ligada a conteúdos específicos, envolver os alunos em atividades de pesquisa e em projetos de conhecimento passa por uma capacidade fundamental do professor: tornar acessível e desejável sua própria relação com o saber e com a pesquisa, encarnar um modelo plausível de aprendiz.” (Perrenoud, 2000, p. 36)
Pesquisar é sustentar uma ideia, investigando-a, fundamentando-a teoricamente, baseando-se na coleta de dados e nos referenciais teóricos.
A ação de pesquisar exige dúvida ou antagonismo, interesse, dedicação, curiosidade para que possa ser realizado. Exige, também,revisão teórica, definição do tema, hipóteses, objetivos, metodologia, elaboração e aplicação da coleta de dados.
Logo depois, parte-se para a análise e discussão dos resultados para que possam ser publicados, socializados.
Partindo desta premissa, para que haja uma pesquisa bem sucedida, o planejamento é de fundamental importância.
O projeto de pesquisa é um instrumento onde estabelecemos os caminhos deste estudo e os recursos indispensáveis ao seu desenvolvimento.
A pesquisa pedagógica surge da intencionalidade de se fazer oposição a tendências que permeiam o cotidiano escolar.
É necessário que os professores tenham seu objeto de estudo (pesquisa) concebido em sala de aula.
A pesquisa pedagógica torna visível a identidade e a dignidade profissional, científica e social do professor, ao mesmo tempo em que colabora para a melhoria da qualidade do ensino.
Segundo Behrens (1996, p. 79-80), o mundo moderno não autoriza um profissional a ter sucesso e competência, se não for um investigador/ pesquisador permanente na sua área. (...) A proposta de aprender a aprender abre a visão de que a educação não tem fim, renova-se dia a dia e avança rapidamente numa sociedade moderna, provocando um processo ininterrupto de atualização. A instrumentalização do “aprender a aprender” acompanha o profissional e abre caminhos para acessar a universalização da conquista da ciência e da técnica.
“ Características gerais da abordagem Quantitativa:
• Busca descrever significados que são considerados como inerentes aos objetos e atos, por isso é definida como objetiva;
• Tem como característica permitir uma abordagem focalizada e pontual e estruturada, utilizando-se de dados quantitativos;
• A coleta de dados quantitativos se realiza através da obtenção de respostas estruturadas;
• As técnicas de análise são dedutivas (isto é, partem do geral para o particular) e orientadas pelos resultados. Os resultados são generalizáveis.”
“Características gerais da abordagem Qualitativa:
• Busca descrever significados que são socialmente construídos, e por isso é definida como subjetiva;
• Tem características não estruturadas, é rica em contexto e enfatiza as interações;
• Através da coleta de dados qualitativos, obtêm-se respostas que são semi-estruturadas ou não-estruturadas;
• As técnicas de análise são indutivas, orientadas pelo processo, e os resultados não são generalizáveis.”
BEHRENS, Marilda Aparecida – A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente - 1999
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