PROJETO SOBRE O MEIO AMBIENTE
"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
TURMAS: Pré – manhã; 1º Ano – manhã; 1º ano – tarde
PROFESSORAS: Roselaine
ANO: 2012
PERÍODO DE DURAÇÃO: maio a novembro
2. JUSTIFICATIVA:
Atualmente, é indispensável que a escola trate de forma interdisciplinar sobre o meio ambiente para que a s crianças conheçam, respeitem e cumpram as leis da natureza, principalmente aprendendo a preservar os recursos naturais, defendendo um desenvolvimento sustentável, concebendo-se como parte integrante e responsável pelo cuidado com o Planeta Terra.
Pela idade, pelos interesses e necessidades sabemos que para estes alunos tudo começa com os cuidados com o seu corpo, com sua sala de aula e com sua escola.
3. OBJETIVOS:
Levando o aluno a ser capaz de:
-Conhecer, respeitar e cuidar do ambiente que o cerca;
-Conceber-se como parte integrante e responsável pelo meio ambiente;
-Reconhecer-se como um pequeno cidadão que deve promover um desenvolvimento sustentável.
-Identificar a vida ao seu redor.
-Saber o que pode ser feito para promover esta sustentabilidade.
4. DESENVOLVIMENTO:
4.a. Atividades:
*Confecção de cartazes sobre os cuidados para manter a limpeza da sala de aula e do ambiente escolar;
*Atitudes concretas para manter a escola e a sala limpa e organizada;
*Separação do lixo na sala de aula em três lixeiras: papel branco, reciclável, orgânico;
*Brincadeiras educativas;
*Jogos na internet;
*Texto colaborativo;
*Artes: Reciclando lixo limpo;
*Estudando sobre as minhocas e sua importância na natureza;
*Confecção de um grande terrário;
*Estudando sobre o piolho, os males que causam para o ser humano e como acabar com eles.
4.b. Conteúdos:
*Separação do lixo;
*Importância da minhoca para o meio ambiente;
*Linguagem oral;
*Linguagem escrita;
*Alfabeto;
*Ordem Alfabética;
*Vogais;
*Famílias silábicas;
*Piolhos e profilaxia caseira;
*Orientação temporal;
*Orientação espacial;
*Esquema corporal;
*numerais de 0 a 9;
*histórias matemáticas de adição e de subtração orais.
5. CULMINÂNCIA:
Participação na FECIC expondo o minhocário e seus trabalhos sobre o piolho. Distribuição de sabão caseiro contra o piolho.
6. AVALIAÇÃO:
A avaliação será diária, acompanhando de perto as atividades individuais e grupais dos alunos, seus interesses, suas dúvidas, seus saberes e dificuldades. É um planejamento flexível podendo ser mudado de acordo com as necessidades da turma e dos imprevistos que surgirem durante o processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário