E. M. DE E. F. CINCINATO JARDIM DO VALE
DIRETORA RAQUEL T. BRAUN
PROFESSORA ROSELAINE DA MOTA ZANETTE
PRIMEIRO ANO – TURMA 12
FECIC – 2012
CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO
1. OBJETIVOS:
· DESCOBRIR A IMPORTÂNCIA DAS MINHOCAS NO MEIO AMBIENTE;
· CONHECER A VIDA DAS MINHOCAS.
2. DURAÇÃO:
· 1º A 10 DE NOVEMBRO DE 2012
3. MATERIAL NECESSÁRIO:
· TANQUE DE VIDRO, TIPO DESSES USADOS PARA AQUÁRIO;
· PEQUENAS PEDRINHAS DE JARDIM;
· TERRA ESCURA PRETA DE JARDIM (RICA EM MATÉRIA ORGÂNICA);
· TERRA DE COR MAIS CLARA (PODE SER AREIA);
· CARVÃO ATIVADO;
· PÓ DE GIZ BRANCO;
· FOLHAS SECAS;
· UM PEDAÇO DE TULE OU TELA DE NÁILON, FLEXÍVEL DE ESPESSURA FINA PARA COBRIR TODA A ABERTURA DO TANQUE, APÓS A MONTAGEM DO MINHOCÁRIO;
· UM PAR DE LUVAS PLÁSTICAS OU DE SILICONE, PARA QUE A CRIANÇA POSSA MANUSEAR O MATERIAL SEM CONTAMINAR-SE;
· PEDAÇO DE TNT PRETO DUPLO OU SACO PLÁSTICO GRANDE PARA COLOCAR AO REDOR DO MINHOCÁRIO;
· ELÁSTICO;
· MINHOCAS VIVAS.
4. MODO DE CONSTRUIR O MINHOCÁRIO:
COLOCAMOS PEDRINHAS IMITANDO A CAMADA ROCHOSA DA CROSTA TERRESTRE NO FUNDO DO TANQUE DE VIDRO. DEPOIS, UMA GROSSA CAMADA DE TERRA DE JARDIM (TERRA PRETA). ALTERNANDO UMA CAMADA DE TERRA CLARA (AREIA), PÓ DE GIZ, PÓ DE CARVÃO ATIVADO. RECOMEÇAMOS TODO O PROCESSO ATÉ ENCHÊ-LO.
COLOCAMOS AS MINHOCAS E AS FOLHAS SECAS EM CIMA DA ÚLTIMA CAMADA DE TERRA PRETA.
REGAMOS O MINHOCÁRIO SEM ENCHARCÁ-LO.
ENVOLVEMOS O MINHOCÁRIO, MENOS A SUA ABERTURA, COM TNT PRETO DUPLO (PODE SER COM SACO PRETO DE LIXO GRANDE).
FECHAMOS A SUA ABERTURA COM A TELA PRESA COM UM ELÁSTICO;
COLOCAMÔ-LO EM CIMA DE UMA MESA, NUM CANTO EM QUE NÃO BATESSE MUITA CLARIDADE E NÃO MEXEMOS DURANTE 8 DIAS. SOMENTE O AGUAMOS.
5. HIPÓTESES LEVANTADAS PELOS ALUNOS:
· AS MINHOCAS TERÃO FILHOTES ALI DENTRO;
· AS MINHOCAS VÃO MORRER NO ESCURO;
· NÃO VÃO MORRER NÃO PORQUE ENTRARÁ AR POR CIMA;
· AS MINHOCAS VÃO COMER A TERRINHA. ELAS ADORAM COMER TERRA. ASSIM VÃO FAZENDO CAVERNAS LÁ DENTRO;
· AS MINHOCAS VÃO MORRER PORQUE VÃO COMER GIZ E CARVÃO QUE FAZ MAL PARA ELAS;
6. PROVOCAÇÕES DA PROFESSORA:
· POR QUE USAMOS ESSE TECIDO PRETO PARA ENVOLVER O MINHOCÁRIO? POR QUE NÃO USAMOS UMA COR MAIS CLARA?
· POR QUE NÃO COLOCAMOS O MINHOCÁRIO DIRETO NA LUZ DO SOL?
· O QUE ACONTECERIA SE ENCHARCÁSSEMOS COM ÁGUA O MINHOCÁRIO?
· O QUE ACONTECERÁ COM O MINHOCÁRIO APÓS 8 DIAS NO ESCURO?
· SERÁ QUE 8 DIAS É UM TEMPO SUFICIENTE PARA ACONTECEREM COISAS COM AS MINHOCAS LÁ DENTRO?
7. ACONTECIMENTOS RELEVANTES DURANTE O PROJETO:
OS ALUNOS APRECIARAM MUITO A REALIZAÇÃO DESTE PROJETO.
O MINHOCÁRIO FOI CONSTRUÍDO NO DIA 1º DE NOVEMBRO. NESSE DIA A AULA FOI DE MANHÃ. COMPARECERAM 16 DOS 24 ALUNOS.
A DIRETORA DA ESCOLA INCENTIVOU-NOS NA REALIZAÇÃO DO PROJETO, COMPRANDO TODO O MATERIAL DE QUE PRECISÁVAMOS. AS CRIANÇAS TROUXERAM AS MINHOCAS E AS FOLHAS SECAS.
A SUPERVISORA CEDEU-NOS UM CANTINHO DA SUA SALA PARA LÁ PODERMOS CONSTRUIR NOSSO MINHOCÁRIO E ALI DEIXÁ-LO ATÉ O DIA DA FECIC (FEIRA DE CONHECIMENTOS INTEGRADOS).
OS ALUNOS ESTAVAM ANSIOSOS PARA VER O RESULTADO, APÓS OS 8 DIAS.
8. CONCLUSÃO COLETIVA:
AS MINHOCAS COMEM A TERRA. ASSIM, VÃO FURANDO-A E FORMANDO TÚNEIS SUBTERRÂNEOS (GALERIAS).
ESSES TUNEIZINHOS FACILITAM A ENTRADA DA ÁGUA DA CHUVA E DO AR (OXIGÊNIO) NA TERRA, EVITANDO QUE O ENCHARCAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA APODREÇAM AS RAÍZES DAS PLANTINHAS.
AS MINHOCAS SE ALIMENTAM DA TERRA E DA MATÉRIA ORGÂNICA (CASCAS DE FRUTAS, FOLHAS SECAS, GALHOS SECOS) QUE ESTÃO NESSA TERRA. DEPOIS, ELA EXPELE PELO SEU ÂNUS (APARELHO EXCRETOR) A MAIORIA DAQUILO QUE COMEU.
ESSA MATERIA ORGÂNICA QUE A MINHOCA COME SE CHAMA HÚMUS.
HÚMUS É O ADUBO ORGÂNICO DE MAIOR QUALIDADE PARA A VIDA E O CRESCIMENTO E PARA A SAÚDE DAS PLANTINHAS.
POR ISSO, AS MINHOCAS SÃO TÃO IMPORTANTES PARA A AGRICULTURA, PARA QUE AS PLANTAS TENHAM UM SOLO FÉRTIL PARA O CRESCIMENTO DE PLANTINHAS SAUDÁVEIS.
E NÓS PRECISAMOS DE PLANTINHAS SAUDÁVEIS E GOSTOSAS PARA A NOSSA ALIMENTAÇÃO.
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